INDICAMOS

Saiba como Testar o Cabo e a Porta Serial !

Ozzy | 2/09/2011 04:45:00 PM | 0 comentários

A questão é que tem gente que não consegue atualizar/recuperar seus decos nem usando este cabo. Pode ser que o cabo esteja ruim, com algum fio quebrado ou a porta serial com defeito. Vou ensinar aqui como testar o cabo e a porta serial. direito em Meu Computador e vá na aba Hardware:


Antes de mais nada, vamos checar se você não está cometendo um erro básico na hora de usar o cabo serial. Clique com o botão

Lá, clique em Gerenciador de dispositivos. Vai abrir esta janela:

Clique no sinal de mais em Portas (COM & LPT). Verifique qual a porta COM que seu computador possui. Pode ser que tenha uma segunda porta. ESTA É A PORTA QUE DEVERÁ SER ESCOLHIDA QUANDO SE USA O PROGRAMA DE RECOVERY OU QUALQUER PROGRAMA DE ACESSO V1a PORTA SERIAL. Isto é um erro básico que alguns usuários cometem.

Imaginando que você não cometeu este erro, vamos ao procedimento.

1 - Esqueça seu deco. Deixe ele num canto até acabar este procedimento.

2 - Corte um pequeno pedaço de fio e desencape as pontas, assim:



3 - Coloque o cabo serial no micro, normalmente. Na ponta que ficou solta, coloque o fio que você cortou nos pinos 2 e 3. Isto vai criar o chamado "loopback", fazendo com que toda a comunicação de saída entre automaticamente pelo outro pino. Vai ficar assim:

4 - Baixe um programa de teste de serial, como este: Loopback. Pode ser qualquer um que você goste, estou apenas sugerindo este que costumo usar.

5 - Rode o programa. Uma janela assim se abrirá:


6 - Clique no botão Loopback e os dados enviados aparecerão na parte de baixo da tela, assim:

Se não aparecerem dados na parte de baixo, é sinal que a porta serial não está funcionando ou o loopback não ficou bem fixo. Verifique se o fio que você colocou nos pinos 2 e 3 não está solto.

É interessante que você teste até a velocidade de 115.200. Troque a velocidade onde está escrito
Bits per second. Não se preocupe se houver erro acima de 115.200, pois estas velocidades só são possíveis com portas serias específicas.

Depois que você tiver certeza que o cabo funciona, retire o fio dos pinos 2 e 3 e coloque o cabo serial no seu deco. Com isso, você elimina a dúvida se o cabo está bom ou não.


Se o cabo funcionar, o problema é no deco.


E SE NÃO FUNCIONAR?

Bem, aí a dúvida ainda persiste... Será o cabo ou a porta serial com problema? Agora, vamos ver o procedimento para testar somente a porta. Com isso, eliminamos a variável "cabo".


1 - Pegue um daqueles cabinhos que são usados em cd-rom. Qualquer loja de informática consegue um na sucata, de graça. Ele tem um conector como este:
2 - Corte o fio que fica isolado dos outros e a presilha que fica na parte de cima e que não nos interessa:
3 - Vai resultar em algo assim:
4 - Corte o conector para deixar somente a parte com os 2 fios.
5 - Vai ficar assim:
6 - Agora, corte os fios e emende-os:
7 - Olhe na parte traseira do seu gabinête. Você verá uma porta serial macho. Use o conector recém fabricado para unir estes pinos:


8 - Faça o procedimento de teste descrito nos itens 4, 5 e 6 da primeira parte deste tutorial e veja o resultado.

E SE MESMO ASSIM NÃO FUNCIONAR?

Calma, pode ser ainda que a porta serial esteja mal configurada na bios. Reinicie seu computador e quando começar a reiniciar, pressione a tecla adequada para entrar na configuração da bios. Normalmente é a tecla
Del ou Delete. Você deve ver uma tela semelhante a esta:


Procure em algum lugar, a configuração das portas serias (normalmente 1 ou 2) e verifique se as configurações estão como as abaixo (campo Onboard Serial Port):


Se você alterar algo nas configurações, use F10 para salvar. Reinicie o micro e refaça os testes.

É claro que a configuração da bios de seu computador pode ser diferente desta, mas com certeza terá a configuração das portas seriais em algum lugar. Procure bem se não achar.


Com toda esta verificação, você terá 100% de certeza se é a porta serial que está pifada, o cabo ou o deco. Torço para que não seja o último.

Category: ,

0 comentários